O Jornal Missão Jovem é um excelente subsídio para a Catequese. O texto a seguir, de autoria de Dom Juventino Kestering (Bispo de Rondonópolis-Mt) foi retirado dele. Esperamos que apreciem-no!
A catequese, entendida como iniciação à vida cristã, vincula-se com o Novo Testamento.
Tem como finalidade ajudar o catequizando a fazer a experiência do encontro com Jesus Cristo, que leva à conversão, a adesão a uma pessoa que é capaz de mudar o rumo da vida: Jesus o Filho de Deus. A catequese fundamenta-se em duas vertentes interligadas que jorram da mesma fonte e correm para o mesmo oceano: O Antigo e o Novo Testamento. Não há separação, mas uma continuidade. É o amor de Deus que se debruça sobre a humanidade para libertar e salvar. Na plenitude dos tempos (Gl 4,4) envia seu próprio Filho Jesus.
O texto da CNBB "Catequese Renovada, conteúdos e orientações" afirma que "a bíblia é o livro por excelência da catequese". A catequese não propaga um livro, mas Jesus, Filho de Deus e Salvador do mundo. A catequese é, por isso, verdadeiro ato de evangelização que implica a escuta de Jesus que fala, e o seguimento de Jesus que envia para a missão que cada cristão é chamado a viver e testemunhar.
De maneira geral a catequese gira em torno de textos do novo testamento. Isto requer do catequista estudo e aprofundamento bíblico, sua ligação e continuidade como o Antigo Testamento. Para a catequese, mais do que saber sobre os livros do Novo Testamento, é ajudar os catequizandos a fazerem a experiência vital do encontro vivo com a Palavra que fala, revela, instrui, e que leva a conversão.
Dom Juventino Kestering (Bispo de Rondonópolis-Mt)
Jornal Missão Jovem - Ano XXVI - nº 279 - Julho de 2012