8º Mutirão Brasileiro de
Comunicação 27/10 a 01/11/2013
UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) – NATAL/RN
LOCAL: Ginásio
de Esportes e Setores de Aula II da UFRN
INSCRIÇÕES:
Março a Outubro de 2013
VALOR: R$
100,00 ate o dia 31/07/2013
R$ 130,00 ate o dia 10/10/2013
Local:
Hotel Praiamar (Ponta Negra)
28/10
– Manhã: 08h – Missa
09h
– Conferência de abertura: Comunicação e participação cidadã: meios e processos
Assessor:
Prof. Dr. Muniz Sodré (Prof. Emérito da UFRJ)
Tarde:
14h às 18h – Grupo de Trabalho
29/10
– Manhã: 09h – Seminário: Comunicação comunitária e construção da cidadania
Assessora:
Profa. Dra. Raquel Paiva (UFRJ)
Debatedores:
Prof. Dr. Juciano de Sousa Lacerda (UFRN); Pe. Manoel Filho (Arquidiocese de
Salvador – BA)
Tarde:
14h às 18h – Grupo de Trabalho
30/10
- Manhã: 09h – Seminário: Jornalismo Público e cidadania
Assessor:
Prof. Dr. Elson Faxina (UFPR/TVE-PR)
Debatedores:
Pe. Ermanno Allegri (Agência Adital); Jornalista/Advogado: Marcos Guerra
(Natal)
Tarde:
14h às 18h – Grupo de Trabalho
31/10
- Manhã: 09h – Seminário: Conteúdo e Mensagens dos MCS: olhares críticos e
questões contemporâneas
Assessores:
Prof. Dr. Manuel Carlos Chaparro (USP) e Prof. Dr. Laurindo Lalo Leal Filho
(USP)
Debatedores:
Prof. Dr. Miguel Pereira (PUC-Rio); Prof. Dr. Arnon Andrade (UFRN)
Tarde:
14h às 16h – Grupo de Trabalho
TEMAS
DOS GRUPOS DE TRABALHO (GT’S)
RADIO EDUCATIVA E COMERCIAL
Ementa:
Este GT abordará experiências de programas inovadores no campo da educação
radiofônica, nos dois tipos de emissoras, nos tempos atuais; e abordagens de
temas que enfoquem questões éticas no âmbito das atividades na comunicação, na
vida pública e noutros campos profissionais, principalmente de cunho das ações
sociais; e questões relativas à sustentabilidade das emissoras educativas.
Ementa:
O GT abrange a apresentação de experiências com comunicação impressa, com
ênfase em novos formatos, segmentação, customização e cuidados com a identidade
visual dos veículos impressos. Relatos sobre a utilização de fotografias,
charges e outras Ilustrações e estrutura no tocante aos sistemas de impressão e
distribuição, bem como periodicidade e uso de espaços publicitários.
Ementa:
O GT “Pastoral da Comunicação” pretende reunir pessoas que atuam nas equipes
regionais, diocesanas ou paroquiais da Pastoral da Comunicação. O objetivo do
grupo é mostrar que o trabalho desenvolvido pela Pascom é vasto e pode abranger
várias áreas da comunicação. Assim, a cada tarde serão apresentadas
experiências seguindo uma determinada área de ação da Pastoral:
a)
Organização: como são formadas as equipes diocesanas e paroquiais; como se dá a
capacitação dos agentes, uma vez que a maioria deles não tem formação acadêmica
em comunicação social.
b)
Rádio: muitas dioceses/paróquias apresentam programas, seja em rádios
comerciais, comunitárias e até webrádios. Apresentar experiências positivas
desse trabalho.
c)
Mídias Sociais: com a expansão da internet, como a Igreja aposta nas mídias
sociais para evangelizar.
d)
Televisão / webtv: as experiências da produção e apresentação de programas de
TV ou webtv, por parte da Pascom, ainda é incipiente. Porém, algumas dioceses
já atuam nessa área, no processo de evangelização.
Ementa:
Partilhar e discutir práticas de produção e veiculação de programas de Rádio e
TV através da web. Experiências de transmissão ao vivo e por demanda pela web.
Tipos de tecnologias mais usados e a relação custo-benefício. Práticas de
disseminação da banda larga para transmissão de áudio e imagens. Formas de
interação e participação com os internautas e comunidades off-line. Relatos do
processo de criação de rádios e TVs na web.
Ementa:
Qual é o papel das Rádios Comunitárias? Além destas questões, o GT também
abordará outras relacionadas com a regulamentação (questões legais =
legislação) e sustentabilidade (pode ter anúncios, como as emissoras
comerciais?); interatividade (a comunidade tem voz e vez nas Rádios
Comunitárias?), linguagem (os programas falam a “língua” da comunidade?) e
função social (estão cumprindo o papel de Rádio Comunitária?).
Ementa:
Este Grupo de Trabalho será o espaço para a troca de experiências no que diz
respeito à utilização dos diversos meios de comunicação utilizados na
Catequese. As técnicas de grupo, os recursos de comunicação que aproximam as
pessoas, que ajudam a compartilhar a vida. A criatividade na Catequese. A
comunicação pessoal e a comunicação grupal como exercício de vida comunitária e
partilhada. O uso de meios de comunicação de massa e dos equipamentos modernos
de comunicação. A utilização do microfone, da internet, da multimídia, do
computador e de todos os equipamentos que ajudam a comunicar na catequese.
ASSESORIA E COMUNICAÇÃO E
PROMOÇÃO DE EVENTOS
Ementa:
O GT objetiva a exposição das experiências com a divulgação dos eventos e
difusão das informações para a imprensa e para públicos específicos, enfocando
aspecto como: convocação de entrevistas, organograma e estrutura das
assessorias, produção de clipping, divulgação de campanhas, uso das novas
mídias. Acolhe também experiências com organização de murais e publicidade de
eventos mediante a produção de cartazes, folders, panfletos, entre outras
mídias.
Ementa:
Apresentar relatos de experiências de canais que produzam conteúdos voltados
para a cidadania e participação. Discussão da ocupação de grades de programação
e modelos de produção de programas de televisão aberta e fechada (por
assinatura). Compartilhar experiências de TVs públicas, confessionais e
comerciais que produzam programas com enfoque na cidadania, diante da oferta do
mercado audiovisual. Digitalização da Televisão e desafios para as TVs
confessionais. Relações entre TVs confessionais e produção independente, com
enfoque cidadão. A cobertura jornalística nas TVs comerciais, públicas e
confessionais: limites e perspectivas.
Ementa:
Este GT apresentará e discutirá experiências e projetos que articulam educação
e comunicação – Educomunicação – em suas práticas pedagógicas, com ênfase nos
processos desenvolvidos, nas metodologias adotadas, nos resultados obtidos e
nos pressupostos que nortearam as ações realizadas nas escolas, ONGs, universidades
e comunidades diversas.
FORMAÇÃO DE COMUNICADORES
Ementa:
A maioria das pessoas que atuam na comunicação, na Igreja Católica, como os
agentes da Pascom, especialmente nas paróquias, não tem formação acadêmica na
área de Comunicação Social. São pessoas que se identificam com o trabalho e,
voluntariamente e com boa vontade, produzem e apresentam os programas
radiofônicos, fazem o jornal impresso, atualizam o site, o blog e as redes
sociais, enfim, divulgam as ações da Igreja. Para suprir a necessidade de um
trabalho mais profissional e qualificar essas pessoas, várias dioceses, no
Brasil, criaram cursos ou Escola de Comunicação. Esse GT se propõe a apresentar
experiências positivas desses cursos e Escolas de Comunicação, criados por
Dioceses, e que têm contribuído para a qualificação de comunicadores que atuam
na Igreja e em outros segmentos da sociedade.
REDES SOCIAIS E JUVENTUDES
Ementa:
Relatos de experiências do uso da internet na formação e ampliação de redes
sociais. Processos de colaboração em rede na produção, veiculação e viralização
de conteúdos. Limites, desafios éticos e possibilidades para a juventude na
construção de redes sociais em ambientes digitais. Desafios para juventude
trazer para o espaço das ruas e das comunidades as mobilizações das redes
sociais em ambientes digitais.
Ementa:
Esse GT receberá experiências de mulheres que têm ação significativa na
comunicação católica, seja nas comunidades, como comunicadoras populares, seja
nos meios de comunicação católicos, seja na academia, seja na produção livros.
a)
A mulher comunicadora popular: como o trabalho da comunicadora católica
constrói cidadania na comunidade onde ela está inserida.
b)
A mulher nos meios de comunicação católicos: a presença da mulher na elaboração
e apresentação de programas radiofônicos católicos, na atualização de sites e
redes sociais da Igreja, na direção dos Meios Católicos.
c)
A mulher na produção acadêmica e científica: como é a participação da mulher em
cursos de comunicação nas Universidades Católicas; a pesquisa que leva à
contribuição para o enriquecimento da bibliografia da comunicação católica.
COMUNICAÇÃO PARA CRIANÇAS
Ementa:
Experiência de uso de meios que produzam formatos de comunicação destinados às
crianças (no rádio, TV e internet). Crianças que fazem comunicação para
crianças. Explorar literatura infantil, projetos e programas que incentivem a
leitura na infância, sem desmistificar (sem tirar o senso do mistério). Formas
de linguagem apropriadas para a comunicação destinada ao público infantil.
Ementa:
Relatar experiência de trabalhos em rede, através de meios de comunicação
diversos. O conteúdo apresentado em rede é relevante para o público alvo da
rede? Em que estas redes melhoraram a comunicação entre os participantes?
Descobrir se há interação entre meio e público alvo. Ver como potencializar as
redes já existentes para ampliar a comunicação e as relações cidadãs.