BREVE HISTÓRIA: O CONCÍLIO E A CATEQUESE
O grande Pentecostes da Igreja no século XX foi o Concílio Vaticano II (1962-1965). Aquela enorme assembléia, de bispos com o Papa, no Vaticano, nos fez uma avaliação da Igreja e traçou metas e passos para o seu futuro no mundo em mudanças. A catequese recebeu grande impulso com os documentos conciliares, ainda hoje fundamentais, como "A Igreja" (Lumen Gentium), "A Igreja no mundo" (Gaudium et Spes), "A Palavra de Deus" (Dei Verbum) e a "A Renovação da Liturgia" (Sacrossactum Concilium).
MAIS IMPULSO
E enquanto assimilávamos e colocávamos em prática o Concílio, chegava mais lenha para nosso entusiasmo. Em destaque a Segunda Conferência Episcopal Latino-americana, em Medellín, Colômbia (1968), a Terceira, em Puebla, México (1979) e a Semana Internacional de Catequese (Medellín, 1968). De Roma nos chegavam: O Diretório Catequético Geral (1971), "A Evangelização no mundo contemporâneo" (EN, de Paulo VI, 1975) e A Catequese Hoje (Catechesi Tradendae), de João Paulo II, 1979).
E A CATEQUESE NO BRASIL?
Com tudo isso, ficamos motivados a ter um documento nosso para a renovação da catequese. A idéia surgiu no Encontro Nacional de Catequese (11 a 17/11/1979), em São Paulo, SP. Um primeiro texto, Orientações pastorais sobre a catequese", foi estudado na Assembléia da CNBB, em 1980. Reformulado e enviado a todas as Dioceses, o Instrumento de Trabalho, "Orientações em torno do conteúdo da atequese", recebeu milhares de contribuições. A nova versão foi enriquecida na Assembléia dos Bispos de 1981, com o nome de "Orientações para uma Catequese Renovada".
Um grupo de bispos que, em 1980, havia insistido na importância de um Roteiro básico de conteúdos para a catequese, voltou à carga. A Equipe de Redação, porém, priorizava a mudança de mentalidade em relação à evangelização e à catequese.
Em 1982, os Bispos mostraram satisfação com o material produzido, mas queriam saber do Roteiro. Para isso eles sugeriram que se tomasse como referência o documento de Puebla: A Verdade sobre Cristo, a Verdade sobre a Igreja, a Verdade sobre o Homem.
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