Catecumenato foi uma experiência elaborada durante os 150 primeiros anos, após a morte dos apóstolos e desapareceu depois do quinto século. Era uma experiência de fé pela qual passavam os primeiros cristãos, como um período de iniciação.
Não oferecia propriamente um curso porque não se destinava apenas a transmitir conceitos e informações. Tinha uma dimensão espiritual. Também se cantava e se orava. Era uma experiência normalmente feita em grupos. Enquanto as pessoas conheciam Cristo, espontaneamente punham suas vidas em comum, se conheciam também. E a fé se tornava o lastro mais firme da amizade que nascia entre eles.
Quem assim fazia a descoberta de Cristo, não conseguia ficar calado. O entusiasmo desta descoberta o levava a falar dela a parentes, amigos, a todas as pessoas de sua convivência. Foi assim que a fé cristã caminhou os três primeiros séculos, de boca em boca, de ouvido em ouvido, num tempo em que não havia imprensa, rádio, tv, nem cristãos podiam pregar sua fé em praça pública. Esse contato se tornou marca registrada dos que faziam Catecumenato.
PARA VER O TEXTO COMPLETO. CLIQUE AQUI!!!